quinta-feira, 23 de maio de 2013

Palestra com o Pro-Reitor de Cabo Verde: O desenvolvimento curricular hoje....



VISITA PRO-REITOR DE CABO VERDE E PALESTRA NO ICED
TEMA: O desenvolvimento curricular hoje: implicações para o ensino, investigação e extensão na Universidade de Cabo Verde e perspectivas para a cooperação internacional”.
DATA: 29/05/2013
HORÁRIO: 10:45

Prezados Professores,

É com muita satisfação que lhes faço saber (àqueles que ainda não sabem) que a UFPA será visitada nos dias 27 e 28 do corrente mês pelo Pró-Reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Prof. Doutor Bartolomeu Lopes Varela, a convite da nossa instituição, para a realização de um conjunto de atividades programadas no quadro da consolidação das relações de cooperação entre as duas IES cujo arranque efetivo data do ano de 2009.

Assim, o Pró-Reitor, além de um encontro de trabalho com as integrantes da Administração Superior da UFPA e dirigentes dos Institutos, proferirá uma palestra aberta a discentes e docentes e demais interessados, alusiva à temática do desenvolvimento curricular na perspectiva da cooperação internacional que envolve a UFPA e a Uni-CV (vide cópia do Programa abaixo).

O Prof. Bartolomeu Varela tem longa trajetória em Educação, no domínio técnico-científico, tendo tido consistente atuação como dirigente afeto ao Ministério da Educação de Cabo Verde. Um dos fundadores da Uni-CV, tem estado na vanguarda de sua gestão desde a sua instalação, ao longo de dois mandatos até o presente, detendo os pelouros da Graduação, Desenvolvimento Curricular e Qualidade Acadêmica. Formou-se em Direito (Mestrado) e em Educação - área em que é Doutor pela Universidade do Minho, no campo do desenvolvimento curricular.

Gostaria, prezadas e prezados, de poder contar com a vossa presença honrosa no ato do evento do dia 27 (conforme o programa) e, inclusive, com o apoio para a divulgação do mesmo de forma ampla, com o engajamento que lhes é característico. Dada a universalidade da temática da palestra e de sua especificidade ao mesmo tempo, para os que laboram na área do currículo, além da sua pertinência, peço-lhes empenho quanto ao exposto, para que aumente  a probabilidade de haver uma boa audiência e participação, pois a palestra será seguida de discussão por parte de todos quanto estiverem presentes e interessados.

Aceitem os meus agradecimentos antecipadamente.

Com os melhores cumprimentos,
Prof.. Marcelo Galvão
Assessor do Gabinete do Reitor para Relações Internacionais 


 PS- Seria muito bom que a Casa Brasil-África pudesse estar com o Pró-Reitor por uns instantes para "alinhavar" alguns aspectos da eventual cooperação com a recém-criada Cátedra Amílcar Cabral na Uni-CV. Se concordarem, darei um jeito na agenda do visitante nesse sentido.
 _____________________________________________________________________
VISITA DO PRÓ-REITOR PARA A GRADUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E QUALIDADE ACADÊMICA
DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE (UNI-CV)
À UNIVERSIDADE FEDEAL DO PARÁ (UFPA)
______________________________________________________________________

PROPOSTA DE PROGRAMA
(Versão Preliminar)
DIA/MÊS
HORA
LOCAL
ATIVIDADE
PÚBLICO-ALVO
27/05
9h
Reitoria
Cumprimentos ao Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor das Relações Internacionais da UFPA.
Observação: Inserir outras personalidades, conforme a pertinência.

10h45m
Auditório do Instituto de Ciências da Educação
Palestra: “O desenvolvimento curricular hoje: implicações para o ensino, investigação e extensão na Universidade de Cabo Verde e perspectivas para a cooperação internacional”.

Docentes e discentes.






15h30m
Gabinete do Diretor do IFCH/auditório
Encontro com o Diretor do IFCH e professores de Geografia para discussão sobre parceria entre pesquisadores da UFPA e da Uni-CV (Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território - CIDLOT).

28/05
9h
Auditório da SERGE
Apresentação da Universidade de Cabo Verde e do estado da arte da cooperação com a UFPA.
Dirigentes da Administração Superior, Diretores de Institutos.
Observação: Inserir outras personalidades, conforme a pertinência.

11h30m
Reitoria
Assinatura de protocolos adicionais entre a UFPA e a UNI-CV.


Áreas prováveis: Ensino a distância; Desenvolvimento curricular; Formação para a educação da infância; Intercambio de docentes, discentes e de conhecimento em Geociências, Ciências da Educação, Ciências do Comportamento, Segurança Pública e outras áreas; Publicações científicas conjuntas; Iniciação científica; Desenvolvimento de estudos afro-atlânticos e implementação de intercâmbio docente e discente em articulação com a Casa Brasil-África da UFPA e a Cátedra Amílcar Cabral da UNI-CV; Articulações entre a UFPA e a UNI-CV para o desenvolvimento conjunto de atividades de interesse mútuo no âmbito de parcerias com universidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário