Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFPA)
Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas Eneida Correa de Assis - GEPI
Grupo de Estudos Afro-Amazonico - GEAM
Instituto de Ciências da Educação (ICED-UFPA)
Período de realização: de Junho a Dezembro 2017
Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas Eneida Correa de Assis - GEPI
Grupo de Estudos Afro-Amazonico - GEAM
Instituto de Ciências da Educação (ICED-UFPA)
Período de realização: de Junho a Dezembro 2017
Carga Horária: 120h
Inscrições: serão realizadas no dia da aula inaugural
Curso Gratuito
As aulas do curso serão presenciais.
Aula inaugural será no Auditório de Filosofia, localizado no Instituto de Filosofia de Ciências Humanas- UFPA
Maiores informações: rodrigopeixoto1810@gmail.com
Curso Gratuito
As aulas do curso serão presenciais.
Aula inaugural será no Auditório de Filosofia, localizado no Instituto de Filosofia de Ciências Humanas- UFPA
Maiores informações: rodrigopeixoto1810@gmail.com
Objetivos
do Curso: Levar
conceitos e práticas relacionados à educação intercultural e antirracista para
escolas de ensino médio e espaços públicos
de trabalhadores da cidade, relacionando questões raciais à abordagem de
classes sociais. Objetiva refletir sobre processos de construção de
identidades raciais e sociais, sobre a
importância do lugar para a vida social cotidiana dos moradores das periferias
urbanas. Objetiva reconhecer os desafios postos na sociedade no que diz
respeito às relações raciais e ao racismo. E objetiva pensar estratégias
formativas de enfrentamento a tais desafios.
Público alvo: A
capacitação pretende formar professores, estudantes e agentes sociais de
multiplicação das propostas formativas, de modo a influenciar a atuação de
instituições e serviços públicos. Trata-se de um curso de capacitação, e não de
especialização, justamente porque pretendemos com ele um alcance mais popular e
generalizado, ao não exigir que os alunos tenham diploma de nível superior.
Sessões Previstas
1) SESSÃO I: Quem somos? Como
nos tornamos o que somos? Identidade e a ética da Alteridade. Libertação.
Pedagogia do Oprimido (6 horas).
2) SESSÃO II: Um pouco da
História e Cultura Afro-brasileira e a história indígena não contada nos livros
didáticos (12 horas).
3)
SESSÃO III: Racismo:
um ponto de vista. (6 horas)
4)
SESSÃO IV: Belém: Lugares de identidade versus colonialidades na cidade (6 horas)
5)
SESSÃO V: Desigualdades de raça, gênero e classe – interseção
das opressões (9 horas).
6)
SESSÃO VI: Experiências de formação intercultural e
antirracista em Belém (12 horas).
7) SESSÃO VII: Interculturalidade
e tradições religiosas (15 horas)
8) SESSÃO VIII: Atitude
suspeita tem cor? Racismo e discriminação no sistema de justiça. (12 horas).
9)
SESSÃO IX: Saúde e tradições afro-indígenas (6 horas).
10)
SESSÃO X: Apresentação da Cartilha: Educação intercultural e
Antirracista nos espaços públicos e instituições: ações de multiplicação. (6
horas).
11)
Expedições de campo: 20 horas
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